Casos Reportados

Os casos de intoxicação reportados às entidades competentes são registados e, posteriormente, avaliados, de modo a que existam arquivos informativos relativos a este tipo de situações.

De acordo com os dados estatísticos do INEM, em parceria com o CIAV, em 2015, foram relatados 20 casos de intoxicação por opioides, sendo estes os números mais atuais disponibilizados on-line e representados na figura 24 (INEM 2015).

No entanto, não é feita uma discriminação do opioide em causa, pelo que não foi possível concluir qual a prevalência referente somente à intoxicação por codeína.

Apesar de o número de casos associado a opioides não ser muito elevado, quando comparado com o de outras substâncias tóxicas, é de salientar a importância de contactar as entidades responsáveis em caso de suspeita de intoxicação.

Na literatura, são vários os casos descritos de utilização de codeína, sendo uns deles de recuperação total e outros fatais (E.M.A. 2015). Na figura 25 encontram-se alguns exemplos destes casos.


INEM (2015). Estatística: Intoxicações / Substância de AbusoAcedido a 17/05/2017. Disponível em: https://www.inem.pt/stats/stats.asp?stat=30&stats=34&ano=2015.

E.M.A. (2015). "Assessment report: EMA/235820/2015".

2017 CODEÍNA - FFUP - Toxicologia Mecanística - Ana Sofia Sousa | Diana Silva | Jéssica Ribeiro
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora